fbpx

Dicas para a prática de exercício físico no frio

Praticar exercício físico com regularidade é imprescindível para um corpo e uma mente saudável, independentemente da estação do ano em que nos encontramos. Mas, o que muitas pessoas fazem é “facilitar” a rotina de treino quando a temperatura desce, rendendo-se à preguiça e deixando de se exercitar na época do ano mais favorável para eliminar os quilos indesejados, uma vez que o organismo gasta mais calorias para manter o corpo aquecido.

Durante o inverno, muitas pessoas desanimam de fazer exercício, principalmente quando o assunto é treinar ao ar livre. No entanto, é possível continuar a treinar e correr ao ar livre, inclusive, o clima frio traz benefícios. Porém, para tirar o máximo proveito da estação, é preciso seguir algumas dicas, para que a mudança na temperatura não prejudique a performance e a saúde.

Reunimos algumas dicas que poderão ajudar-te durante o frio:

  1. Atenção à hidratação

Ao primeiro sinal de sede, hidrate-se. O ideal é fazer a ingestão de aproximadamente 200 ml de água a cada 15/20 minutos.

  1. “Perde” mais tempo nos alongamentos

Assim como com um carro, o corpo também leva mais tempo para se aquecer no inverno. Um treino sem um aquecimento adequado pode levar a um choque nos músculos, tendões, ligamentos e articulações.

  1. Atenção à temperatura e ao vento

As modalidades ou o exercício físico ao ar livre requerem um maior cuidado ao equipamento que vestimos para a prática desportiva. Modalidades que exigem maior velocidade, temperaturas ambiente mais baixas e em direção oposta ao vento fazem com que haja uma diminuição da temperatura corporal.

O uso de equipamentos térmicos, luvas ou golas pode ser uma boa estratégia para evitar estes inconvenientes e é aqui que a MKA pode ajudar-te.

  1. Evite roupas molhadas

Uma inofensiva corrida na chuva, com a temperatura baixa, pode ser extremamente prejudicial se o atleta ficar muito tempo com as roupas e com os ténis molhados.

Prefira correr a favor do vento. Isso irá diminuir a perda do calor.

Procure aquecer o corpo após o exercício tomando um banho quente!

 

As Melhores Sugestões…

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *