O treino funcional é um método de trabalho, caracterizado por misturar diferentes capacidades físicas num único exercício. Podemos ainda dizer que é um tipo de exercício que usa o peso do próprio corpo e que o foco passa de um grupo muscular isolado para todo os músculos.
Este treino tem como base os movimentos naturais do ser humano, tal como o seu nome sugere, de acordo com a nossa função e tarefas diárias.
Este método é bastante popular pela sua capacidade de prevenção de lesões, pelas melhorias cardiovasculares que promove e em simultâneo é bastante eficaz na redução da massa gorda corporal e definição muscular.
Estas são algumas vantagens deste tipo de exercício:
– Melhoria da performance e das capacidades motoras;
– Melhoria dos níveis cardiovasculares e outros indicadores de saúde;
– Melhoria da postura geral;
– Boa capacidade de prevenção de lesões e de reabilitação motora.
Conheça alguns exercícios fundamentais do treinamento funcional:
– Prancha
Deite-se de barriga para baixo com as pernas bem esticadas apoiadas nos dedos dos pés, coluna bem ereta, flexione os braços e apoie-se nos cotovelos. Fique nessa posição por 30 segundos. Faça 3 repetições.
– Extensão do quadril
Deite-se de costas, com os braços esticados ao longo do corpo, joelhos flexionados e pés no chão, afastados à largura dos ombros. Vá erguendo o quadril lentamente. Quando o seu rabo estiver em cima, permaneça na posição por 30 segundos. Faça 3 repetições.
– Agachamento livre
Fique em pé, afaste as pernas, estique os dois braços para frente na largura dos quadris, vá agachando lentamente. Faça 3 séries de 10 repetições.
– Prancha com braços esticados
Deite-se de barriga para baixo com as pernas bem esticadas, coluna bem esticada e apoiadas nos dedos dos pés, estique os braços para ficar bem esticado numa posição inclinada. Fique na posição por 30 segundos